terça-feira, 27 de setembro de 2016

O outono das grandes mudanças!


Tenho para mim que a mudança traz em si o crescimento e as sementes de novos sonhos...tenho para mim que são os sonhos feitos vida que por sua vez levarão de novo à mudança e por consequência a novos sonhos e novas concretizações!!!
Não costumo temer a mudança...tenho muito sensível em mim a hora de terminar de ciclo e se alguma vez não segui essa avassaladora sensação terá sido apenas uma ou outra, em que pelo interesse máximo daqueles que mais amo abafei, ignorei a vozinha urgente no meu ouvido, na minha alma, no meu coração a sussurrar persistente" é agora...vai agora". E sempre que não fui...mesmo em nome de um interesse maior, me arrependi e não é portanto algo que ensine aos meus filhos com a voz da razão ou que eles aprendam em mim em intuição de ação.
Este tem sido um tempo de muitas e até há pouco inesperadas mudanças. Num contexto em que as forças e a motivação têm de ser alimentadas todos os dias, confrontadas e contrabalançadas com tudo  que se espera delas e o que de bom permitirão. Num contexto em que estamos mais frágeis e isso começa a notar-se e incidiosamente  a marcar alguns contornos dos dias.
As rotinas da escola dos mais novos recuperaram o espaço nas nossas vidas e rapidamente pareceu que nem tinham sido interrompidas..afinal estão na mesma escola, no mesmo Centro de Estudos que foi outrora o seu colégio e que é portanto uma espécie de família...! Por aí poucas novidades a não ser o enorme passo de virem agora sozinhos e a pé até casa para almoçar...a P. já o fazia desde o ano passado mas o F. almoçava ainda no colégio. Agora vêm juntos rua abaixo, conversando e rindo...estão crescidos...! Da janela consigo avistá-los ainda ao longe e capto-lhes os sorrisos cúmplices na partilha de alguma nova história. 
As grandes e pesadas novidades prendem-se com o que fazem extra escola. O F. continua  no Teatro aos sábados " adoro mãe mas não é isto que quero fazer na vida" e voltou contente à natação duas noites por semana...A P.....bom a P. já sabem que entrou para a sua "escola de artes" e o que seria ocupação de um sábado de manhã e uma noite, em breve se transformou em algo tremendamente pesado para a gestão de toda a família. A P. está em mudança...a mudança está na P. ...a P. é neste momento a própria mudança....qualquer coisas destas...mas premente urgente a requerer atenção e esforço sem medida a acompanhar o dela.
Um dia na aula de Teatro Musical do escalão da sua idade,bastou para que se descobrisse que a P. teria de mudar para o escalão dos mais velhos do que ela, sob pena de não evoluir e na consequência da maturidade  revelada....Ela tem 12, o outro grupo começa aos 14....mas tem jovens na maioria mais velhos do que isso...!!! Ela vinha aos saltos a contar-me a novidade...eu torcia o nariz enquanto avaliava a dimensão da coisa...a diferença de idades...os novos horários a implicar a minha presença com ela na escola à noite duas horas 4...sim leram bem 4 dias por semana...! "Vais à experiência" lancei à defesa..".se não te sentires bem ...se o grupo não for indicado....se ....se....se...voltas ao inicial".
Está no novo grupo há uma semana...com excelentes resultados sendo que é um gosto vê-los enquanto esperam o professor  a cantar juntos ao piano excertos de musicais da Broadway! Sem querer recordo os tempos em que na televisão, "Fame" me colava ao ecrã a preto e branco...! As lágrimas vem-me aos olhos...e não é só nostalgia, emoção...não...é cansaço mesmo...esta nova logística muda tanta coisa numa altura em que estamos tão mais frágeis...é um tão grande esforço...exige tanto de nós...!!! 
" Mãe ", a P. fita-me de olhos profundos a disfarçar preocupação " vamos conseguir aguentar não vamos? Esta é finalmente a minha escola de sonho!!! E vou querer fazer os dois exames já este ano ... e...e..".já perdida no entusiasmo fala sem parar de tudo o que quer e vai fazer.
Sim minha querida, vamos conseguir mesmo que às vezes sem que to diga ache que não...vamos conseguir porque o queremos com ganas de poder vencer....vamos conseguir porque o mereces , porque o merecemos enquanto a família que te ama e suporta e contigo carrega o sonho que quiseres sonhar...porque o teu bater de asas é lindo e lindos serão os teus voos por onde quer que sigas meu amor, porque não sei de amanhã...mas sei de hoje e de hoje vamos fazer juntos um dia lindo!!!

Passando apenas quando posso, quando consigo, mas sempre lembrada dos amigos que por aqui tenho!!!

Bem hajam queridos amigos!!!!!

23 comentários:

  1. Ana, não sei se alguma vez disse isto,

    Admiro-a muito! Como pessoa, como mulher e como MÃE!

    Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sónia, só posso dizer-lhe que isso me aquece e emociona embora não saiba se é merecido e que é completamente recíproco...Ainda há pouco tempo o disse a quem lhe é querido e está perto...beijinhos mil e obrigada por esta amizade que já provou ser efetiva e mais real que muitas não virtuais
      Maria

      Excluir
  2. Outono das mudanças,
    não se preocupa, amiga
    elas têm de acontecer
    não se perna a esperança
    nem nunca o amor na vida!

    Tudo vai correr bem,
    como você mais deseja
    eles se cuidam também
    por isso aflita não esteja!

    Outono das mudanças,
    inverno friorento
    primavera das flores
    transição em movimento
    para o verão dos calores!

    Tenha uma boa tarde,
    amiga Maria, um beijinho,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo que benção contar com a sua poesia no meu blog...obrigada do fundo do coração.
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
    2. Corrijo: Onde se lê, não se pema, a esperança. Deve ler-se, não se perca a esperança!

      Excluir
  3. Que lindas palavras ! Te esperamos sempre que3 dá! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Chica , sei que sim e isso emociona-me sempre.
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. Tem dias que sinto que as mudanças acabarão comigo, mas precisava ler isso... Aceitar... Doce!

    Abraços =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim minha querida Nadine por vezes temos de aceitar e partir dai para usufruir do que temos...Beijinhos mil. adorei vê-la por aqui :) !
      Maria

      Excluir
  5. Acreditar sempre nos sonhos e os grandes voos.
    Adorei ler.
    Bjs Maria
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo querida amiga , tão belo e ao mesmo tempo tão dócil esse amor que enaltece sua família é muito gratificante para os filhos percorrerem seu rumo como para os pais verem seus filhos ganharem asas seguirem seus sonhos e com a graça de Deus todos serão muito felizes ,muitos beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu carinho e suas palavras sempre gentis!!! Bjs
      Maria

      Excluir
  7. Boa noite! Que bom é poder acompanhar a mudança da P. e do F.. Juntos vão conseguir! Beijinhos Serena

    ResponderExcluir
  8. E é tão bom vê-los seguir os seus sonhos e ganharem asas.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Change is good, even though I know sometimes it's hard! Sending big hugs and lots of love!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite querida Maria.
    Belo ensinamento, temos que ir nós adaptando as mudanças e aceitá-las e procurando viver. Um feliz més de outubro amiga e para seus filhos e familia. Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Beijinhos!!
    Muitos beijinhos. :) :)

    ResponderExcluir
  12. Pelo que vou lendo, teço o perfil, nada técnico, muito coração - e só consigo sorrir com um orgulho do tamanho do mundo, satisfeita, porque um dia, já nem sei porque razão, descobri este cantinho, pertença de uma alma excepcional, uma guerreira, uma mãe atenta e amorosa, uma esposa preocupada, uma MULHER que faz dos medos caminho a desbravar.
    E só pode sair victoriosa, se Ele existe, só pode sair victoriosa.

    Um beijinho com muito respeito - um abraço muito fraterno.


    ResponderExcluir
  13. fantástico texto e sim com amor tudo se consegue e sinto que, por aí, ele abunda. Aproveitem. Tudo há-de correr como querem.

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria!!
    Nem sei se passas ainda por aqui! Também não por aqui mais. Mas, fiquei a ler seu texto, profundo, cheio de vida.
    Bacana! Deu para imaginar a cena de vc com sua filha.
    Tudo bem com a família?
    Abraços e saudade!
    Estael

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...