quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Duendes do Natal...forever!!!!





imagens-natal-imagens-4bbdf8.jpg (1000×948)

E  foi….foi um Feliz Natal…como tantos nos desejaram, como tanto nós queríamos e pelo qual tanto labutámos…mas na verdade houve momentos em que foi preciso alguma força para acreditar que era possível…Trabalhei dia 23…habitualmente guardo um dia de férias para por nesta época e conseguir preparar as coisas, já que as faço sozinha…falo da preparação da casa e dos pratos principais, o resto facilito e compro desde que tenho crianças e a minha atenção tem de ser dividida também pelo fantástico mundo deles que ganha ainda mais energia e brilho nestas alturas…Esperava-me pois um dia 24 muito atribulado, com as compras de frescos que tinha de fazer pela manhã (que o maridão costumava fazer e este ano não pôde), algumas ainda atrasadas de presentes (pois….!)…preparar tudo e ir a casa da minha mãe arranjá-la e trazê-la para minha casa, com os  meus irmãos e o meu pai, este último muito pouco convencido desta aventura de a fazer sair pela primeira vez para algo que não fosse uma consulta, nem contasse com a ajuda de uma ambulância…! Mas nós (ela incluída) estávamos decididos e como somos teimosos nada nos demoveria…!
Na tarde de 23, ainda no trabalho, recebo um telefonema de casa…era o maridão a dizer que o cano por debaixo da pia da cozinha tinha rebentado….sem pensar muito mas engolindo umas palavras muito pouco bonitas que não digo nunca, mas conheço…telefonei desesperada para o senhor JM, assim uma espécie de homem dos sete instrumentos e que me arranja tudo o que se estraga, para além de ser muito meu amigo...estava longe, mas prometeu que iria na manhã do dia seguinte (véspera de Natal…really????),ver o que conseguia fazer…Ok tentando manter a calma telefonei ao meu irmão mais novo…grande companheiro de vida…mas mal lhe contei o sucedido…as gargalhadas dele estalaram de tal forma contagiantes que acabámos os dois a rir do caricato da situação «Tão típico…da nossa família» dizia ele  «pois é…acontece sempre qualquer coisa» confirmava eu já a chorar de tanto rir!!!

 E assim, rindo…avançámos para dia 24…Confesso no entanto que não tive vontade de rir quando a visita do senhor JM se revelou infrutífera e percebi que não havia nada a fazer,  que teria de enfrentar a cozinha sem poder usar a pia de lavagem…e menos ainda...quando vencida grande parte dessa batalha, chegou a hora de ir buscar a minha mãe e chovia torrencialmente….! Mas aí já era uma questão de honra e a minha mãe munida da sua imensa vontade, da minha capa vermelha de chuva, de toca preta na cabeça que lhe dava um ar afrancesado, carinha "arranjada" (como sempre...que não deixei por menos) e gola quentinha enviada por uma grande amiga de longe, desceu a escada devagar...degrau a degrau...com o meu irmão e a sua nova bengala e lá fomos a caminho do Natal…!

natal.jpg (300×300)

A essa altura estava já em marcha a Missão duendes do Natal e, logo à porta, fomos recebidos pelos meus filhotes...ele de suspensórios e gravata vermelha (o que ele adora gravatas)…e ela  de enorme laço vermelho prendendo os caracóis e meias da mesma cor a sair dos calcões de veludo…tinham preparado e ensaiado uma canção de receção à família…a P. já todos os anos a fazia sozinha…mas este ano organizaram-se os dois e teve coreografia e tudo… a mesa preparada com todo o cuidado, exclusivamente ao seu gosto, ganhou este ano um colorido muito especial …em cada lugar uma decoração diferente alusiva a quem o iria ocupar, espantou e emocionou todos…Por seu lado o azevinho foi dos maiores sucessos...primeiramente pensado para ser pendurado no candeeiro da sala e apanhar os incautos que por lá passassem e obriga-los a beijar-se, acabou por ser montado numa vara que transportada de um  lado para o outro ao sabor da vontade dos atrevidos duendes se revelou muito mais eficaz…..!!!!!!!! Mas para antes do jantar havia ainda mais surpresas...um concerto, brilhantemente apresentado pelo duende F. que para o efeito desencantou a sua cartola azul brilhante de mágico...em que a P. apresentou algumas músicas ao piano e que finalizou com os dois a cantar uma maravilhosa música de Natal…Nunca antes tínhamos posto meias na chaminé mas este ano os duendes exigiram uma bota enorme de Pai Natal…não…nada tinha a ver com presentes…bem ou se calhar sim …para mim foi um dos melhores presentes….é que os meus duendes escreveram cada um deles para cada um de nós a sua mensagem de Natal que começava por « Gosto de ti porque…»…e olhando para as caras de todos revelando um misto de surpresa, emoção e alegria ….que ainda se intensificaram quando à mesa a P. sugeriu que cada um agradecesse o que achasse importante agradecer este ano….tive a certeza de que mesmo antes de se ter jantado….mesmo antes de se falar ou pensar em abrir qualquer prenda já tínhamos ganho o  Natal…e que de fato  este ano ficaria lembrado na memória da nossa Família como o Ano dos Duendes do Natal….e como que anuindo condescendente aos meus pensamentos...a noite prosseguiu Feliz e em Paz…!

« Mãe…quando crescer vou continuar a ser uma duende de Natal e fazer isto tudo com os meus filhos…» dizia a minha P., já na cama, de grandes olhos a querer fechar-se de cansaço...«Fico muito contente filhota… os duendes nem têm idade…»…«Pois não mãe…olha para ti!»….e quase logo de seguida…como só as crianças sabem fazer… adormeceu…mas nos seus lábios percebia-se ainda o esboçar de um terno sorriso!!!!


Queridos amigos, espero que tenham tido um Natal de Amor, Saúde e Paz….Bem hajam!














74 comentários:

  1. Bom dia Maria.
    Como é bom celebrar o nascimento do nosso Salvador.Tudo vale a pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Maria tudo vale a pena, espero que tenha tido também um Feliz Natal em Jesus!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. No meio de uma vespera atribulada, o Natal conseguiu ser mágico, como sempre!

    Agora vem o final do ano...

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito mágico....pois e agora vem o final do Ano e mais uma vez não tenho nem um dia para tirar...complicadooooo!!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  3. Adorei a descrição cheia de amor que fez do seu Natal, é a prova que apesar das tropelias da vida ,podemos sempre dar a volta e ser felizes. Força Maria, com uma família tão unida de certeza que tudo se irá compor. Bjos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim somos muito unidos e isso faz-nos mais fortes e depois da magia do Natal vamos continuar na luta que nos encontramos a travar e que vai ter novos contornos já no início de 2014...Vamos ver temos AMOR e ESPERANÇA!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  4. Os duendes, na tua maravilhosa ação, que bem soubeste expressar, teve o condão de me emocionar com a contagiante alegria.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniel pelas tuas gentis palavras, a ação ficou muito por conta dos meus duendes que sim encheram de alegria a casa!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. e com todos os desafios foi do jeito que a gente sempre espera, com a paz e a determinação que esperamos que perdure pelo resto do ano!!!! um beijo e parabéns por tua coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fabi...coragem era precisa era para deixar fugir a magia do Natal aos meus filhotes e ao resto da família...continuar a magia dos outros Natais, mesmo em condições adversas é fácil ...é uma vontade que nasce e cresce no coração!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. Oi amiga Maria,desejo à você um feliz 2014,com muito amor,saúde,paz e esperança.
    bjs
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carmen espero que o ano 2014 lhe traga tudo o que deseja e seja vivido em plena Paz!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. Se tudo fosse perfeito até seria uma monotonia :)
    Acabou tudo bem e isso é que interessa.

    Beijinho Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Maria acredita nisto que te digo...monotonia nem faz parte do meu dicionário de vida...nunca a tive...para o bem e para o mal!!! Costumo brincar e dizer que na minha vida nunca me aborreço!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. Maria, que canseira, não? Infelizmente, sei como é, mas pelo menos temos a consciência tranquila de que fazemos tudo o que podemos pela nossa família!
    Beijinhos e desejo-te um ano novo muito feliz e mais leve!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pela família tudo vale a pena , não é M.???
      Um Feliz Ano Novo para ti também!!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. Olá :) Obrigada por passares no meu blog e por dizeres que ias ficar :) Sempre bem vinda ;)
    Esta descrição é maravilhosa :) Que natal feliz :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda, obrigada pela visita e pelo gentil comentário!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  10. Respostas
    1. Sim os meus duendes são verdadeiramente mágicos!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  11. Olá Maria
    Estou tão feliz por teres concretizado o teu sonho de Natal.
    Parabéns para ti e para os teus duendes.
    Imagino a alegria da tua mãe e de toda a familia.

    Beijinhos querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália, de fato foi uma grande vitória para todos nós...conseguir manter o ambiente alegre de Natal e ter a minha mãe connosco a celebrá-lo!!!Um Natal muito especial que ficará na memória de todos!
      Beijinhos amiga querida!
      Maria

      Excluir
  12. Que bonita a tua descrição e que bonito deve ter sido o teu Natal! Parabéns pela família! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Alex...com a ajuda dos meus duendes foi mesmo um Natal muito especial!
      Obrigada pelo carinho
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  13. Bom dia Maria.
    Que maravilha que tudo correu bem,meus parabéns,sei como deve ter lutado para organizar tudo rsrs.
    Que bom que tudo deu certo.
    Uma linda quinta-feira.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo uma luta Mirtes, mas foi um Natal especial para todos e valeu tudo a pena...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  14. Lindo, maravilhoso e verdadeiramente mágico. O amor que vos une tem um poder inqualificável.
    Lê-la é uma verdadeira inspiração!

    Beijinhos e um bem haja pela forma como consegue transmitir-nos tanto.

    Lassalete Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Lassalete...somos de fato uma família unida...e isso tem sido a nossa força contra a adversidade...os meus duendes fizeram deste Natal mais um Natal mágico!
      Beijinhos amiga
      Maria

      Excluir
  15. Respostas
    1. E foi mesmo Alexandra...estávamos com medo que por ser diferente, com os nossos doentes perdesse alguma da magia habitual...mas ao contrário ganhou!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  16. Um Natal feliz no seio de uma família tão feliz! Que bonito foi este seu Natal... Um abraço grande! Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manuela pelo carinho, a nossa força é estarmos sempre presentes uns para os outros...foi assim que funcionou também desta vez...mas desta vez com a grande ajuda dos pequenotes que foram extraordinários enquanto duendes do Natal! Estou muito orgulhosa deles.
      Beijinhos amiga
      Maria

      Excluir
  17. Minha querida Maria, como fico feliz e emocionada por ter corrido tudo bem e pelo dia maravilhoso que passaram todos.
    Um beijinho muito especial para os teus duendes e que nunca percam essa magia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, espero que também tenhas tido um Natal muito Feliz...por aqui o mérito foi mesmo dos duendes mais novos e da compreensão que tiveram de que este ano o diferente teria de ser transformado em especial e em vez de perder, ganhar magia!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  18. Meu DEus Amiga....a tua descrição...fez-me viajar à nossa noite de Natal: O marcar os lugares na mesa, o agradecer antes de mais tudo o que temos...as mensagens de Natal...os canticos...incrivel!!!!
    Senti-me quase sentada ao teu lado...que bom...há quilómetros a separar-nos?!?!?! Não me parece! Até senti o teu Abraço!

    Que DEus vos abençõe e proteja:) Boa noite meus Amores:)
    jinhooooosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, querida Suri...senti precisamente o mesmo quando li o que escreveste...parecia que tínhamos comemorado juntas...e no fundo foi o que fizémos porque o fizémos dentro do mesmo espírito...Os quilómetros não contam no encontro de almas sabias???
      Mas tenho pena de morarmos longe porque gostaria muito que os meus duendes conhecessem as tuas...tenho a certeza de que iam entender-se à mil maravilhas....!
      Que Deus nos abençoe a todos minha querida AMIGA e que 2014 nos seja leve...e traga aquilo de que necessitamos...nem tu nem eu temos grandes listas não é verdade???
      Beijinhos grandes grandes!
      Maria

      Excluir
  19. Yeh for Christmas Elves ;o) I am so happy you had a blessed Christmas ;o) Big Hugs ;o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que também tenhas tido um mágico Natal Stacy...obrigada pelo carinho!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  20. Obrigada por compartilhares momentos tão intensos!
    Desejo-te um feliz 2014!
    beijinhos, querida Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho com que os leste!!!
      Beijinhos e um excelente 2014 para ti também!!
      Maria

      Excluir
  21. Bem, que dia cheio de obstáculos mas quem quer vence e ultrapássa-os =) Um beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi cheio de peripécias...mas os duendes levaram a magia a este Natal e tudo venceram!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  22. Obrigada amiga, que o Novo Ano lhe traga tudo o que deseja em plena Paz e com muita Saúde e Amor!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  23. Para ti também Jessiiih!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  24. Desejo tuuuuuuuuuuuuudo de bom em 2014 e que nos encontremos sempre!beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Chica que continuemos a cruzar-nos com amizade por este mundo tão especial da blogosfera.
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  25. Li a vontade de estarem juntos e de bem com a vida e tiveram um bom Natal. É uma história encorajadora para todos. Que o Ano Novo venha com muitas realizações para você e toda a sua família! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este ano havia mesmo que fazer magia e felizmente conseguimos que ela acontecesse!!!
      Beijinhos Yayá!
      Maria

      Excluir
  26. Que Natal mais lindo, mágico, memorável! Acho até que o cano da pia se acabou só prá dar o contraponto de tanta felicidade, pois neste mundo nada pode ser tão perfeito - é regra, infelizmente... Adorei a narração... Que essa magia se estenda por 2014 inteiro, Maria querida. Muita saúde, muita paz e a bênção de Deus sobre todos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosa pelas tuas palavras amigas e carinhosas e quanto ao cano acho que tens razão...não tinha visto por esse lado mas é sem dúvida a perspetiva certa!!!! Quem me dera conseguir que o próximo ano venha cheio de saúde...a minha lista de desejos para o novo ano é pequena...Que 2014 te traga tudo o que desejas e seja mais um ano abençoado para ti!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  27. Eu tive um bom Natal mas acredito que o seu foi muito mais divertido (até o cano quebrado me fez rir). Um lindo 2014 para você e seus duendes maravilhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim Feliz e divertido!!!! Obrigada pelo carinho.Espero que 2014 seja um ano à medida do que precisamos...vamos ver!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  28. Bom dia Maria.
    Um lindo 2014,amiga obrigada pela companhia durante 2013.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mirtes agradeço também a sua companhia e carinho este ano e espero que o Ano de 2014 lhe traga tudo o que desejar!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  29. Apesar de tanta canseira foi um Natal feliz e ainda ficaste com fôlego para nos contares como tudo se passou!
    Valente Maria!
    Bom Ano!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo...se queres que te diga ainda estou cansada e mal posso pensar que o Ano Novo está à porta e logo a seguir os anos do F....Mas tudo valeu a pena e o que aí vem também valerá...mas desta vez não terei os duendes do Natal para me ajudar...mas creio que os filhotes o farão :)))!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  30. Oi Maria!!
    Que agitação hein para mim também foi assim não parei no dia 24 fiz muitas coisas!!!
    Desejo um Ano Novo de Vitórias para você vir aqui retribuir a visitinha e obrigada por seguir meu Blog!!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Silvana, obrigada pela visita, pelo gentil comentário e por ter ficado por aqui.
      Um Novo Ano com tudo o que deseja para si!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  31. Feliz 2014!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, um excelente para ti também!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  32. Desculpe a "intromissão", mas... que bela partilha/mensagem de Natal! :)
    Faz acreditar que ainda vale a pena!... Tudo! O Amor, a Amizade, A Família, a Partilha, a Alegria e até o Bom Humor!
    E parabéns pela bonita família que tem. :)

    Feliz 2014! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Marg, obrigada pelo carinhoso comentário...sim por aqui acreditamos que vale a pena...tudo!! O ano 2013 foi muito difícil para nós com duas pessoas a lutarem contra doenças graves...por isso há que aproveitar cada instante ao máximo e com alegria agradecendo o que nos é dado e lutando pelo resto! Gostei muito da sua visita, volte sempre!!
      Beijinhos e um magnífico 2014!
      Maria

      Excluir
  33. Cheia de inveja do teu natal...o meu foi forçado.
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marina, percebi pelo teu post o que estás a dizer...por vezes não conseguimos ultrapassar alguns obstáculos, são maiores do que nós e não dependem só de nós...tu fizeste tudo o que podias para que tudo decorresse em harmonia e felicidade tenho a certeza...fizeste a tua parte..é o mais importante...outros Natais virão...por aqui tive a imprescindível ajuda dos duendes em idade perfeita para alegrar qualquer Natal...foi sobretudo isso!
      Beijinhos amiga querida!
      Maria

      Excluir
  34. Ui, a chuva torrencial foi o pior! :) Mas fico contente que tenha corrido tudo be.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes crer S. quando sai para ir buscar a minha mãe estava cheia de dúvidas se a conseguia trazer de tal maneira chovia...mas felizmente mesmo sem a chuva parar conseguimos...ela nem se constipou nem molhou, mas eu por exemplo que apanhei a chuvinha toda no corpo (assim como o meu irmão),estou com uma gripe daquelas! Mas o que importa é que foi um Natal muito feliz!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  35. Obrigada Maria pelo carinho.
    Deixarei uma linda mensagem para o próximo ano em meu cantinho.
    Para todos meus amigos.Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Nelma, obrigada pela visita e carinho!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  36. Foi um Natal com muitas crianças, brinquedos, cansaço... Mas muito feliz e pleno de família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crianças eram só duas mas valiam por muitas.....e sim foi mesmo um Feliz Natal!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  37. . Olá Maria:)

    Fico feliz que o Natal dos duendes tenha sido um sucesso. Bem hajam as crianças:)

    Desejo-te um bom ano de 2014!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Formiguinha bem hajam as crianças e a sua magia!
      Obrigada pelo carinho! Um maravilhoso 2014 parati e para os que amas!
      Beijinhos
      Maria
      Maria

      Excluir
  38. Viveste o verdadeiro Natal. :) Sem palavras. :)
    beijinho

    P.S. - P'ro ano vou contratar esses Duendes de Natal. ehehehe ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,,,tive mesmo um Natal muito especial...os duendes conseguiram isso....:))))!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...