Quando era pequena, as crianças quando adoeciam tinham sarampo, bexigas, escarlatina, gastroenterite, e um sem número de outras coisas com nomes que as distinguiam umas das outras , destacando ou relativizando a sua gravidade, para susto ou sossego dos pais.
Atualmente, quando levamos as crianças ao médico, somos quase sempre confrontados com um diagnóstico que nos deixa expetantes, inquietos e pouco esclarecidos...isto quer as queixas sejam dor de garganta, vómitos, dores de cabeça, diarreia, dificuldades respiratórias...Quase invariavelmente a criança é diagnosticada como tendo uma virose...assim simples...como nome próprio sem apelido, como se fosse possível todos nós nos chamarmos somente Maria e mesmo assim nos entendermos no dia a dia...!!!
E isto a propósito do meu fim de semana...Sexta o F. chegou normalmente da escola e jantou bem, sem problemas...no entanto, no colégio, muitos coleguinhas estavam já a faltar...e eu iria jurar que o faziam por estar com alguma malvada virose...!
À uma da manhã de sábado percebi que a tal malvada também tinha vindo com o F para casa. e ele vomitou toda a noite...logo de manhãzinha e como via que a coisa não parava e ele ficava cada vez mais prostrado, fui com ele ao hospital...«Está com uma virose», declarou a pediatra de plantão (ups que novidade!!!), e para que a cura fosse rápida e não desidratasse mais foi sugerido que o meu filhote fizesse soro durante algumas horas...!
Hospital a meio da noite não é novidade para mim nem para o F. que, quando era pequenino, tinha muitas bronquiolites, mas nunca tinha ficado internado, ou feito soro....Confesso que detestei vê-lo na caminha de hospital, com um cateter e ligado ao soro...coração de mãe sofre...mesmo sabendo, como neste caso, que a coisa não é demasiado grave e que a solução é evidente e rápida. De fato passadas 4 horas o F. já estava bem e depois de experimentar aos poucos ingerir alguma coisa e tê-lo conseguido sem qualquer enjoo, lá saímos 2 horas depois (6 no total), com alta ambos :).... sem dormir nada durante toda a noite e manhã. Coisas de mães e filhos...ninguém escapa...!
Segunda ainda não foi à escola, cumprindo ordens da médica, porque na verdade estava já perfeitamente recuperado...terça voltou à sua vida normal com Karaté e tudo!!!
Entretanto lá pelo colégio ainda há meninos a adoecer por causa da tal da virose!!!! E eu tenho a certeza de que este não foi o meu último encontro com ela...!!!!
Bom dia e bem hajam meus queridos amigos...por aqui algumas mudanças ou necessidade delas daí a minha ausência...o tempo físico e mental tem estado muito, muito curto....:)) !!!!
Aqui há bastante tempo quando não sabem o que é, é a virose! E é chatinha, derruba grandes e pequenos! bjs, fiquem bem! chica
ResponderExcluirOh tenho tambem andado ausente e nao sabia... beijinhos de melhoras e um grande para ti amiga!!!!
ResponderExcluirTambém me enerva muito essa história da virose. Tudo agora é uma virose!
ResponderExcluirE aqui vai um beijinho com saúde!
Já tinha estranhado a ausência.
ResponderExcluirPois é Virose é um nome abrangente para tudo o que não se consegue diagnosticar com eficiência.
Beijinhos e tudo de bom para vocês
Com a febre da tecnologia, até as doenças mudaram de nome. Meu pai dizia, que os médicos conceituam como "virose" aquilo que eles não sabem identificar. rsrsrs
ResponderExcluirAs melhoras!
ResponderExcluirPois virose é assim uma especie de titulo para quase tudo...que a nós mães, não tranquiliza nada!
Beijinho
Td hj em dia é virose, não se diagnostica mais nada rs...
ResponderExcluirbjokas =)
As melhoras. Também já fiquei com a minha M. pequena internada a fazer soro pelos mesmos motivos. Tinha ela dois anos. Não é nada que seja agradável.
ResponderExcluirCoisas de mãe com os filhos preocupada,
ResponderExcluirque o teu menino já esteja bem
de mal não lhe aconteça mesmo nada
muito felizes sejam todos vocês também!
Um beijo,
Eduardo.
Basta vê-los mal para ficarmos logo preocupados. Não tenho filhos, mas sinto isso sempre que sei que o meu afilhado está doente. Às vezes é só uma gripe, mas só o facto de não estar a 100% toca-nos logo.
ResponderExcluirEspero que o teu pequeno já esteja melhor :)
Um grande beijinho, minha querida*
Que tudo continue a correr bem e que a saúde acampe por aí.
ResponderExcluirUm abraço
Ausente no PC, mas muito presente no meu coração!
ResponderExcluirMãe sofre mesmo, essa virose espalhou-se até à Marinha Grande, sim, porque meus netos e outras crianças foram vitimas, tem sido uma epidemia.
Tudo de bom para todos vós.
Beijinho e uma flor
E quando vamos ao médico e ele sem ouvir quase nada, faz logo diagnóstico de "é uma virose que anda por ai".
ResponderExcluirAconteceu-me há uns anos, e perguntei como ele tinha conseguia saber, seu eu ter dito o que sentia.
Viroses... :)
Bjs
Coitadinho, ainda bem que está melhor. Virose. é sempre que não se consegue fazer um diagnóstico... Bjs
ResponderExcluiré uma sorte terem descoberto essa palavra, dá para tudo e não explica quase nada. as melhoras. beijinho. :)
ResponderExcluirÉ...essa tal de virose gosta de nos atacar quando menos esperamos. Mas o que importa é que ele já está melhor. :)
ResponderExcluirbeijinho Maria
Boa noite querida amiga ,o tempo tambem nao ajuda muito ,as rapidas melhoras ,muitos beijinhos
ResponderExcluirAs melhoras do teu filhote.
ResponderExcluirCá por casa também temos esse problema, os meus netos estão 3 dias(super vigiados) a ver o que a febre dá.
Bjs
Bom fim de semana
Que teu filhinho esteja melhor, aqui iniciando o verão as viroses estão soltas, todo cuidado é pouco, bjos Luconi
ResponderExcluirAs melhoras do pimpolho.
ResponderExcluirBeijinhos e bom fim de semana
:))
Pois é sempre assim esse novo nome de virose serve para tudo
ResponderExcluirQue já esteja bem se saúde o teu filhote.
Bom domingo
Este teu texto podia ter sido escrito por mim, Maria, tal é a minha perplexidade com esta nova mania de chamar "virose" a tudo o que é doença infantil...
ResponderExcluirAinda bem que o teu filhote já recuperou!
Beijinhos