domingo, 29 de junho de 2014

Fantasmas!!!


Fantasmas...amigos ou não, habitam nossa imaginação!!!   

A participar no Vamos brincar com a Chica! Espreitem aqui e participem também!

Bem hajam queridos amigos e bom domingo!




sábado, 28 de junho de 2014

Feliz fim de semana amigos!


E do fundo do coração desejo a todos que aproveitem a chegada do verão no limite da vossa vontade e entusiasmo de viver! Nenhum momento se repete e a vida segue connosco ou sem nós...! Olhem à vossa volta com toda a atenção...e usufruam de tudo o que têm à mão e vos possa fazer felizes...A mim a vida ensinou-me que dependendo da nossa atitude podemos ser felizes todos os dias...mesmo quando chega o verão e as nuvens se mantêm, no céu ou no coração!!!!

Bem hajam queridos amigos e um fantástico fim de semana!





quarta-feira, 25 de junho de 2014

Desta vez ouvi-lhe as asas!!!


Chegou no domingo...cheia de saudades...cansada...mais magra...atropelando palavras para contar de uma assentada todas as novidades...todas as novas experiências...passaram três dias e dorme agora...ainda recuperando da grande aventura...Na segunda começava a praia no colégio...como os outros meninos que tinham com quem ficar em casa, não foi nesse primeiro dia, para descansar...foi ontem e hoje...e isso, associado ao desgaste da última semana, concretiza-se no sono inesperado assim que se recostou há pouco no sofá!
Eu? Eu esperava que as novidades resultassem em conversas semana fora, narrativas longas...pormenor atrás de pormenor...mas não...!Depois de descritos os principais momentos, as mais importantes peripécias e declaradas as intenções de voltar a Vila Nova de Ceira, que adorou, connosco...o silêncio foi-se instalando sobre aqueles tantos dias, apenas quebrado por uma ou outra lembrança que vai surgindo volta e meia! E eu, ainda que a custo...percebo que o processo de crescimento segue inexorável o seu curso...jamais saberei todos os pormenores daqueles dias...que desta vez foram suficientes para que agora ela tenha recordações só suas, difíceis de partilhar por se esbaterem as menos fortes no correr dos dias que por lá passou...Estranhei...confesso...pela primeira vez me fugiu um tempo não partilhado da minha filhota querida...O começo de muitos, dirão...e eu concordo!!!!
Se me arrependo de a ter deixado ir??? Não...claro que não...teve por lá a oportunidade de ensaiar ser feliz sem nós...e apesar das muitas saudades, das suas inevitáveis lágrimas do telefonema das nove da noite, foi-o...conseguiu gerir-se e aproveitar tudo o que havia para aproveitar e aprender!!! Estou além do mais...mais uma vez orgulhosa, pela forma como o fez...!
Na verdade ali dormindo com o cãozinho de peluche que a acompanhou na viagem no colo...é ainda a minha menina pequenina...mas desta vez larguei-a em voo e ouvi-lhe bem o bater forte das  ainda pequenas mas hábeis asas...ganhando força no embalo da viagem...!
Desta vez ouvi-lhe as asas!!!!

Bem hajam queridos amigos!!!



domingo, 22 de junho de 2014

Confiança!


 Genuína confiança, não conhece medo, só amor!

A participar no desafio Vamos brincar com a Chica. Espreite aqui e participe também!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



sábado, 21 de junho de 2014

E descansar? Pode?


Pois é...esta semana foi longa e deixou-me de várias maneiras para lá de cansada..por isso vou até ali descansar um bocadinho e dormir suavemente até amanhã...!
Para todos uma noite feliz!
Bem hajam meus queridos amigos



sexta-feira, 20 de junho de 2014

Saudades teimosas saudades!!!!


Afinal quantos dias tem uma semana???? A P. parece ter partido já há tanto tempo e faltam ainda duas noites e dois dias...dias e noites de coração apertado, voz controlada e animadora no telefone, disfarçando a emoção para não fazer eco da dela emocionada em cada palavra!!!! Pois é...as saudades apertam por aqui...a casa parece vazia...o F. anda pelos corredores estranhamente silencioso e as viagens de carro para casa, em que passo a vida a dar a palavra  a um e a outro para evitar a confusão no contar entusiasmado do dia...são agora soturnas...demasiado calmas!!!
Entretanto tornei-me uma espécie de ponto de informação das outras mães a passar o mesmo que eu porque depressa se aperceberam que a P. me telefona mais vezes do que a maioria dos outros companheiros de aventura!!!
Telefona por volta das nove da noite, hora oficial de permissão de telefonemas (é aí que as lágrimas caem e funga o tempo todo disfarçando o choro e dizendo «estou bem, eu estou bem mãe...só emocionada...e com saudades»), à meia-noite quando se deita depois das atividades noturnas...aí habitualmente mais calma...para não falhar o «amo-te» que diz sempre a todos antes de dormir...e depois de manhã, bem cedo para os bons dias...é nesse que consigo saber as novidades e tenho percebido que tem estado a gostar muito embora as saudades vão fazendo mossa!!!
Neste preciso momento aguardo o telefonema das nove da noite, ontem acampou e como tal não tive telefonema da manhã...vamos ver como estará! Sei que tudo isto é bom para ela, que a fortalece e lhe abre o leque de experiências em áreas muito importantes....mas confesso que tem custado muito e o tempo teima em passar devagar!

Boa noite e bem hajam queridos amigos!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Expliquem lá outra vez devagarinho!!!!


Então vamos lá devagarinho, para ver se percebo tudinho!!! Existem empresas em Portugal (lá fora também mas não vem agora ao caso), que obrigam as mulheres que integram nos seus serviços a assinar declaração ou contrato em que consta a sua obrigatoriedade de não engravidar durante um período de cinco anos!!! Joaquim Azevedo destacado pelo Governo para estudar possibilidades de atuar no urgente problema da quebra de natalidade no país, garante-o!!!! As provas são difíceis, ainda segundo a mesma fonte...e nós acreditamos...por muitas vezes serem negadas, às funcionárias envolvidas, cópias do que assinaram e claro...pelo medo que as mesmas têm de denunciar a situação. 
Por outro lado no caminho que levamos...num curto espaço de tempo seremos inviáveis...ou melhor todos os nossos sistemas baseados nos números de uma população ativa e contributiva irão cair por terra, devido à drástica diminuição de nascimentos que não permitirá a sua renovação.
Pondo os dois lados da questão nos pratos da balança parecer-me-ia que, se realmente se sabe das tais empresas, será apenas questão de empenhamento provar seja o que for e pôr cá fora os nomes das ditas para que todos saibamos quais são! 
Não critico ou julgo quem assinou qualquer documento do género referido, quem sou eu para julgar...estou aliás certa de que o fizeram por necessidade extrema, ou opção convicta...e todos temos o direito de decidir o que no momento faremos das nossas vidas...o que aceitamos por vontade ou temos de aceitar obrigados, condicionados por duras realidades!
Mas gostaria de pensar também que algumas de nós puderam rejeitar tal proposta, rasgar aos bocadinhos tal declaração ou contrato e sair dignamente porta fora...!!!
Se falo por experiência própria?
Sim e não...nunca senti discriminação por ser mulher e ter em dada altura ocupado um lugar de chefia de alguma envergadura, (outro âmbito onde muitas vezes a descriminação é sentida), até porque o meio profissional em que me movimento não é complicado para as mulheres, mas não posso dizer que tendo ficado grávida por duas vezes enquanto ocupava esse cargo, onde estive dez anos, me tenha favorecido...Afinal não tinha pedido autorização à tutela :)...e não era suposto que com a minha idade na altura, isso viesse a acontecer...não havia memória de outros exemplos em colegas meus...! Claro que não fui despedida nem nunca tal foi referido diretamente...mas prejudicou-me muito e de uma forma muito evidente...Felizmente estava disposta a pagar o preço que fosse preciso pela dádiva de ser mãe...!
Por essas e por outras que vejo acontecer todos os dias, tenho dificuldade em perceber que ainda se passem coisas destas em Portugal, pelos direitos que temos e nos são reconhecidos pela constituição, enquanto mulheres, mães e cidadãs...e pela impunidade que continua a imperar no que toca a responsabilizar e punir quem o faz!
Talvez se me explicarem bem devagarinho...eu perceba...ou quem sabe nem queira perceber!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!!!


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bom dia vida!!!!


Por isso vamos lá com o peito a transbordar de coisas boas fazer o nosso dia!!!! O mundo agradece e nós também!!!!

Bom dia e bem hajam amigos queridos!!!!







terça-feira, 17 de junho de 2014

Soninho descansado!!!!


Que a vossa noite seja descansada, despreocupada e feliz!!!!


Bem hajam amigos muito queridos!



No matter What!!!

  

E porque merecemos, deixo-vos com este magnífico vídeo...com um beijo especial para uma amiga querida que mo dedicou hoje de manhã!!!!

Bem hajam queridos amigos, neste maravilhoso mundo!!!! 
Usufruam e sejam felizes...no matter what!!!! :) !


domingo, 15 de junho de 2014

Minha pequena e corajosa princesa!


«Mãe...mãe ainda falta comprar o protetor solar...o repelente de insetos e as havaianas novas
 que as outras já não servem», grita a P. saindo do quarto a correr com a lista das coisas para levar na mão...Sinto-lhe o entusiasmo à mistura com a ansiedade de ir ficar "tantos" dias fora pela primeira vez...Esses sentimentos mistos e quase antagónicos pairam no ar há vários dias...inconfundíveis...incontornáveis!
A P. terminou ontem as aulas...não foi um ano fácil...antes um ano de grande aprendizagem para ela e para nós que todos os dias a deixávamos na escola impassíveis e seguros por fora e " com o credo na boca" por dentro. Este ano escolar a P. teve de por à prova toda a sua capacidade de adaptação e de conquista da medida certa na difícil arte de funcionar num espaço muito diferente do conhecido e de socializar com os novos colegas com experiências, hábitos e atitudes tão diferentes dos dela. No meio do segundo período ouvi da diretora de turma, também professora de educação cívica o que sistematicamente de uma maneira ou de outra tenho ouvido de todas as que têm acompanhado a P. o suficiente para a conhecer..«A P. é um ser humano excelente...preocupa-se com todos...ajuda todos»...E isso mais do que as suas notas de quadro de honra aquece-me o coração...sabendo ainda para mais o que a minha filhota tem enfrentado no que toca às doenças do pai e da avó.
Agora é tempo de férias e pela primeira vez parte por 7 dias (Aguenta coração!!! ), para uma colónia de férias com o ATL do colégio onde andou até ao quarto ano e onde continua em apoio ao estudo...já tinha ido outras vezes mas 3 dias e mesmo assim as saudades dela e as nossas apertaram...! O programa é fantástico, arborismo, escaladas, rapel, slides, canoagem, tiro ao arco, passeios, jogos,um dia de acampamento, piscina de ondas, praia fluvial...tudo num ambiente natural lindo de Vila Nova de Ceira e zonas envolventes...e é certo que essas atividades são todas conhecidas da P. que as adora...mas não posso deixar de ficar ansiosa...sobretudo porque sei que ela também está...porque vai faltar pela primeira vez à festa de final de ano do F. e por achar que quando está longe de nós está a perder algo de essencial e irrecuperável ... muito por ter percebido devido às circunstâncias e cedo demais, que a perda pode entrar na vida de qualquer um em qualquer momento!!!! Também por isso é importante que vá ...que alongue os seus voos...que  aprenda também a ser feliz para além de nós......!!! Agora vai sozinha...em agosto se tudo correr como está previsto vamos viajar todos concretizando o sonho que temos vindo a preparar...a nova cirurgia do maridão empurrámo-la para Setembro...!
« Mãe vamos hoje às compras?»...« Claro filha partes já na segunda feira!!!» E pouco depois saímos debaixo de um calor insuportável..péssimo para o meu coração maroto...mas que interessava isso???

Bom dia e bem hajam queridos amigos!





sexta-feira, 13 de junho de 2014

E viva o Sto António!!!!




E hoje dia de Sto António de Lisboa, aqui deixo manjericos bem cheirosos para todos, esperando que aproveitem a noite pelas ruas e ruelas estreitas dos bairros antigos da minha, nossa cidade...guiados pelo cheiro da sardinha assada a pingar na fatia grossa de pão, e dando aqui e ali o vosso pézinho de dança...!

Para todos uma noite feliz!!!

Bem hajam!



quinta-feira, 12 de junho de 2014

Bate bate coração...bora lá !!!

eletrocardiograma-amor.jpg (1008×591)

Pois é...neste tempo que tenho estado por casa de atestado forçado devido ao mau comportamento do meu coraçãozito...fiz exames...exames e exames...Tirando o primeiro que comprova que o "descompasso"...é uma realidade...todos foram inconclusivos, inconclusivos e inconclusivos. Portanto embora me tenha mantido nos mínimos exigidos tenho de continuar a ser monitorizada e repetir os exames para se perceber finalmente de onde vem o mal...quiça concluir que deriva diretamente do desgaste emocional dos últimos 5 anos (há um ano que venho a dizer 4 e descobri outro dia que já são 5)...Conhecem o velho ditado "elas não matam mas moem"?...Pois é por aí...Não está descartado algo mais complicado...mas nem vou por aí...porque definitivamente este não é o meu "tempo de antena" e como tal não vou agora arranjar ainda mais complicações à família...era o que faltava!  Em qualquer caso vou regressar ao trabalho de onde me ausentei para melhorar...pouco ou nada melhor do que vim...depende dos dias...! Hoje por exemplo sai logo de manhãzinha pela fresca e voltei hora e meia depois...de língua de fora, maldisposta e cheia de calor...Temperaturas altas e tensão baixa não se dão e eu não me dou bem com nenhuma delas!!!
Entretanto e apesar de tudo vou aproveitando os dias os melhor que posso...é uma época agitada de final de ano dos filhotes e como sempre a casa anda num virote de excitação...mas isso fica para depois!!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos !!!



terça-feira, 10 de junho de 2014

Uma noite (des)cansada !!!



E depois de um dia dedicado à organização da casita...acabei o dia bem cansada...! Para todos uma noite descansada e feliz...!!!!

Bem hajam querido amigos!







Bom dia atarefada !!!!


Para o que tenho de fazer hoje, definitivamente vou precisar deste estilo...!!!! Na verdade o que tenho para arrumar e limpar está na proporção inversa à vontade de o fazer...fórmula perversa para os bons resultados....Mas como o que tem de ser tem muita força, vou usar a música como motor de arranque...desejem-me sorte e sucesso que a casita está a precisar...!!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!!!!


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Bom dia em harmonia!!!


Para todos...um dia em que sejamos capazes de descobrir a harmonia em nós e no todo de que fazemos parte!!!

Bem hajam queridos amigos!!!






domingo, 8 de junho de 2014

Namoro



Namoro que coisa tão "gostosa", imprescindível, fundamental, única !!!!!



A participar no desafio da Semana Colorida, espreite aqui e participe também!

Para todos um dia muito feliz e se possível de muito namoro :)!!!

Bem hajam....sempre!






sábado, 7 de junho de 2014

Noite linda!!!

Para todos uma noite serena e feliz...voltando aos pouquinhos a visitar os cantinhos de que já tinha tantas saudades...breve chegarei a todos!

Bem hajam queridos amigos!

Maria



Bom dia!


Que o vosso dia seja um dia pleno de descobertas e momentos felizes...!!! Por aqui procuro descansar um pouco sem deixar de viver ao máximo!

Bem hajam queridos amigos!


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Momentos especiais!


Decidi há muito que não conto dias mas momentos...momentos felizes...momentos eternos...momentos de fazer explodir o coração e enternecer a alma!!! E nessa vivência de momentos felizes a vida tem sido alegre aliada...talvez por me perceber cada vez melhor discípula do que na verdade interessa guardar e aquilo que podemos largar do lado de lá da lua...!!! Na semana passada guardei no meu baú mais um desses momentos que nos deixam com um sorrizinho nos lábios vários dias e compensam muitos outros em que as lágrimas teimosas tentam singrar rosto abaixo...anulam-nas por vezes mesmo...atirando-as para terras esquecidas...nos recônditos cantinhos emaranhados da memória !
O maridão foi, na sua terra natal, participante ativo na implementação da democracia após o 25 de Abril. Naquele tempo...todo o tempo era pouco para mudar o país...e ele empenhou-se muitos anos nessa luta, nesses ideais. No passado dia 29, a Câmara resolveu agraciar e distinguir as personalidades do 25 de Abril no concelho e atribuiu-lhe a medalha de mérito, grau de ouro. Não fiz parte, dessa parte da sua vida...sou doze anos mais nova...entraria no seu percurso muito mais tarde ,num segundo casamento para ambos...o apoio que teve na altura não foi o meu e os filhos que criava também não...mas nada disso fez diferença quanto ao que senti ao vê-lo receber um reconhecimento tão merecido...um enorme orgulho e uma imensa ternura olhando os seus dois filhos mais velhos a reagir, cada um à sua maneira, contidos por idade e  personalidade, mas felizes e ver os nossos dois pequenotes, desassossegados nas cadeiras...esperando na ânsia de poder abraçar o pai assim que descesse do palco onde recebeu a medalha...coisa que ninguém conseguiu nem quis impedir em nome de uma qualquer etiqueta...E foi com os dois pendurados no pescoço que se tiraram as últimas fotografias...menos oficiais mas muito mais nossas!!!
Memórias que ficam para sempre e nos aquecem o coração!

Bem hajam queridos amigos e bom dia!


quarta-feira, 4 de junho de 2014

Bom dia !!!

Foto: '' É preciso tentar mais uma vez.  
Sempre começar do zero, degrau por degrau, 
acho que é isso que mantém a humildade dentro de si.
Ultimamente não tenho contado dias,  
passei a contar momentos.''

___ Rhenan Carvalho  -  Il. Esther Leeuwrik
Vou conseguir, vou conseguir e vou conseguir...manter apesar de tudo a normalidade e a felicidade nos nossos dias...vou conseguir!!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos, obriga por todo o carinho, tenho-vos no coração!


terça-feira, 3 de junho de 2014

Hoje saí de mão dada com a esperança...!!!



Hoje saí de mão dada com a esperança e queria ter voltado de mão dada com a alegria...mas não foi possível...não estava destinado para nós o sossego dos próximos meses...antes novas lutas antecipadas no conhecimento de outras e da necessidade de mais uma operação.
Hoje saí de mão dada com a esperança e voltei de mão dada com ela...apertando com força a sua mão na minha por a sentir a querer escapar...!
Hoje mais uma vez não foi possível a paz nos nossos dias...mas decidimos que isso não vai alterar a concretização do sonho que temos em nós e que tão bem tem cumprido o seu papel enchendo de entusiasmo e alegria a nossa vida, mesmo por antecipação!
Hoje mais uma vez escolho a esperança e procuro a melhor maneira de fazer da dura realidade, novo ensinamento que me permita poupar os mais novos ao embate mais difícil.
Amanhã é outro dia e vamos vivê-lo ao limite como faremos todos os outros que se seguirem...até à nova data, seremos felizes à maneira que já aprendemos, no pormenor e na intensidade de cada momento!


Bem hajam queridos amigos, para todos um bom dia e obrigada por todo o vosso carinho!





segunda-feira, 2 de junho de 2014

Boa noite amigos queridos!


E à noitinha por aqui...à tardinha por terras mais longínquas no espaço mas perto do coração, passo apenas para vos desejar uma noite serena, uma tarde harmoniosa...para mim é uma noite que antecede um dia importante, aguardado e adiado, aguardado de novo...Amanhã vamos saber o que será a nossa vida nos próximos tempos no que se refere à saúde do maridão...quanto a mim as coisas vão andando ainda sem novidades. Obrigada pelo vosso carinho, toca fundo no meu coração!
Bem hajam!




domingo, 1 de junho de 2014

Bola!


Bola de sabão, magia, sonho...no coração!!!!


A participar no Vamos brincar com a Chica, espreite aqui e participe também!

Bem hajam queridos amigos!!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...