sábado, 31 de maio de 2014

Pronto...pronto...eu conto !!!!


Pois é...resolvi contar-vos o que se tem andado a passar por detrás desta minha espécie de ausência velada, explicada em boa verdade, numa primeira fase, por um período de imenso trabalho...Passado o pior preparava-me para retomar a rotina por aqui...mas não estava destinado...A minha vida tem aversão a rotinas, boas ou más, e é uma surpresa completa todos os dias...Por aqui tenho andado, por mais que não queira, enredada nos telefonemas para o IPO para remarcação dos exames do maridão que, como se lembram, foram por eles adiados no passado dia 12...nervosa na espera, cansada no correr dos dias em que temos de continuar a viver alegremente e ao ritmo dos filhotes porque eles merecem e estão a atravessar os melhores períodos das suas vidas...importantes...fundamentais, na construção de memórias e na passagem de valores! Pois não é que de repente (bem não foi bem de repente já vos disse que estou numa idade complicada para as mulheres e volta e meia isso faz-se sentir), o meu coraçãozito malandro, quem sabe cansado de lhe dar tanto uso, que sou mulher de grandes paixões :), pelas gentes e pela vida...há uns dias atrás resolveu rebelar-se e fazer-me correr (e acreditem que esta é apenas uma forma de expressão) para o médico mais próximo, onde fiquei umas horas a estabilizar e em observação...Sai de lá com um batalhão de exames para fazer...um atestado de doença de três semanas...um ralhete do médico a soar nos ouvidos, por ter protestado ao ver o tempo do atestado...e a cara à banda com uma ou duas considerações feitas durante a consulta sobre o que teria e o que poderia em caso extremo ser a solução! E pronto cá estamos no que parece uma sequela "fatela" de um péssimo filme...à espera dos exames do maridão, finalmente remarcados para terça feira, e agora também pelos meus que só ainda agora comecei a fazer...E cara alegre que não temos tempo para caras tristes por aqui! E vendo bem...como tenho de descansar, a parte boa é que vou conseguir voltar às minhas voltinhas pelos vossos cantinhos...nestes dias tenho-me ficado, como quem me acompanha no face, bem sabe...por lá...muito devido à passagem da mensagem do Alerta Planeta azul, em que acredito de fato...por lá aliás tenho a ajuda da P. que muitas vezes é quem, sob a minha orientação, vai publicando o que eu tenho preparado...por aqui é diferente, escrevo de coração na mão (péssima analogia... :) ), e sem sequer rascunho ou cópia, tudo em direto e para isso preciso de estar minimamente boa!!!
E pronto meus amigos está dito...estou doentita...mas espero recuperar depressa!!!! 

Bem hajam!!! E aproveitem o fim de semana!



Bom diaaaaa!


Bom dia queridos amigos....que o sol ilumine o nosso dia!!!!!

Volto logo!!!

Bem hajam!


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Corações no caminho!



E hoje ???Vamos trazer para o nosso caminho  o maior número que conseguirmos de corações, coloridos, afetuosos, alegres, carinhosos, amáveis e solidários...e fazer deles nossos companheiros de jornada?
Vamos lá fazer deste dia mais um dia especial!!!

Bem hajam amigos queridos!!!




quarta-feira, 28 de maio de 2014

Look up...é lá que está o céu!!!! É lá que estamos nós!



Visto já por milhões de pessoas deve continuar a fazer o seu percurso para que mais e mais o vejam...Fala de um problema que todos reconhecemos, todos no fundo tememos, todos temos de resolver!!! Os meios tecnológicos que hoje temos ao nosso dispor para comunicar devem ser usados para isso mesmo...comunicar e divulgar...nunca para nos isolar numa enorme ilusão...nunca para fazer da nossas casas com as nossas criança, casas silenciosas...nunca para contribuir para esvaziar ruas ou parques...nunca para poder dizer...eu tenho um milhão de amigos mas estou só!!! Basta levantar a cabeça, olhar em volta e simplesmente recomeçar a viver!

Não deixem de ver, mesmo que já tenham visto...vale a pena ver uma e outra vez...!!!!

Bem hajam!!!


Escolhemos o arco-íris!!!!!


E se insiste em chover...nós escolhemos o arco-íris!!! 
Bom dia queridos amigos em mais um dia de chuva por aqui!
Passei cedinho mas volto logo!!!!
Bem hajam!



terça-feira, 27 de maio de 2014

Boa noite amigos!


Queridos amigos passo agorinha só...a vida anda complicada como por certo já adivinharam e pouco tempo tenho tido para vir por aqui como tanto gosto, ou visitar os vossos cantinhos de que já tenho saudades...no Alerta tenho a ajuda da filhota, mas aqui é tudo pessoal :)!!!

Obrigada por continuarem a fazer-me companhia e deixar o vosso carinho faz toda a diferença e enche-me o coração de alegria!!!
Para todos uma noite feliz e um doce amanhecer!

Bem hajam!



segunda-feira, 26 de maio de 2014

A menina da fita amarela




Menina da fita amarela, sorriso no rosto...figura singela!!!!
Desliza suave de porta estandarte...olhinho brilhante de amor pela arte!
Fita amarela no laço, a da mão cor de rosa, rodopia no ar...com mestria vaidosa! 
Palavras mudas...em verso e prosa escreve no gesto...tão orgulhosa!
Menina da fita amarela gosto dela sem medida...com ela bate...salta o coração...equilibra de seguida!
Menina da fita amarela dorme agora já cansada...apertando junto a ela a fitinha deslaçada...!
Quem a olha de repente nos meus braços repousada, fica sem saber ao certo se é menina...ou  linda fada!!!

A propósito do sarau de ginástica rítmica da P., ontem, onde brilhou de laço amarelo na cabeça e fita rosa nos exercícios de solo :)))!

Bem hajam queridos amigos, perdoem a mãe babada...Para todos um excelente dia!


domingo, 25 de maio de 2014

Vontade!


Acreditar com vontade faz do sonho realidade!

A participar no Vamos brincar com a Chica, espreite aqui e participe também!

Bem hajam amigos queridos e um para todos um magnífico final de domingo...o meu por aqui foi agitado :) !

Todos ao voto!!!


E hoje por mais cansados que estejamos, que  pensemos não valer a pena, que estas eleições nos pareçam menos importantes e mais longínquas que muitas outras, vamos arranjar um momento no nosso dia e na nossa vontade para ir votar!!!! Votar não só é um direito adquirido com a luta e o esforço de muitos antes de nós, votar é a base da liberdade de expressão e escolha de um povo, que tem nesse direito um dos seus mais importantes deveres cívicos!
A ida às urnas, e uma escolha consciente, deve pois fazer hoje parte do nosso dia!!!
Vamos lá meus queridos amigos, bom dia e bem hajam!!!




sábado, 24 de maio de 2014

Bom fim de semana!!!!


Para todos um fim de semana maravilhoso!!! Vamos lá a aproveitá-lo ao máximo usufruindo da indomável energia da vida e da sua insuperável beleza no seu melhor!!! 

Bem hajam!!!!


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ai quem dera..!!


Ai quem me dera soltar amarras por um momento...seguir a direção do vento...no mar !!!!
Ai quem me dera ter a esperança a meu contento, as velas içadas de alento...voar!!!
Deixar no cais certezas das intensas horas...momentos de queda e de glória...largar!!!
Levar no peito o amor que me assola, que me aquece e me consola...por certo me fará voltar!
Ai quem me dera soltar amarras por um momento!!!! Apenas por um momento...só!!!
Ai quem me dera....!


Bom dia e bem hajam queridos amigos...perdoem que por aqui solte as palavras para vós sem nexo que me andam soltas na alma neste dia de final de semana!!! 




quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vai um abraço????


Um abraço pequeno...enorme....apertado...ou à urso (como costuma oferecer com poderoso carinho, uma das amigas que por aqui passam e que tantas vezes me tem, com ele, dado força e conforto)...não importa o seu tamanho, nem a sua força...importa se vem do coração!!!

Então vai um abraço...direitinho de um coração a outro???

Bem hajam amigos queridos!!!



Amor e alegria!!!! Bom dia!!!




Amor e alegria no nosso dia!!! Que tal como lema para hoje!!!!

Bem hajam e um dia muito feliz para todos queridos amigos!




quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sob o luar!!!


Sob o luar...gosto de embalar o sonho...esperar o sono...ir mas ficar!!!!
Sob o luar voa o pensamento...longo...lento...no vento que não sustento, às estrelas quer chegar!!!!
Sob o luar perco-me de mim...para te encontrar, aqui...mais longe...em qualquer lugar!!!

Para todos uma noite serena e feliz!

Bem hajam queridos amigos


Zangada? Triste!


Não posso dizer que tenha ficado surpreendida…tenho acompanhado o processo de perto e fugido dele para o mais longe que consigo, sempre que se tem aproximado demais…Foi por não conseguir conviver com coisas deste tipo que mudei a minha vida há dois anos atrás, saindo profissionalmente de um sítio onde estive metade dela...cresci profissionalmente...como pessoa…enfrentei os mais aliciantes desafios e me foi sempre possível trabalhar a cultura em prol da comunidade. A quando da passagem para uma tutela em que a filosofia do lucro se sobrepunha a tudo, decidi que era hora de partir…embora sabendo que a fuga era temporária e que em breve não haveria mais para onde recuar…! Nestes dois anos tenho assistido à degradação acelerada de tudo o que vinha sendo conquistado quanto ao acesso dos cidadãos à cultura…e não, não sou adepta da atribuição de subsídios indiscriminados e sempre trabalhei sem recursos, inventando-os a cada passo com base naquilo que acreditava e naquilo que acreditavam aqueles com quem tive a sorte de trabalhar…a cultura ao serviço de todos!!!
Hoje, embora não surpreendida estou mais uma vez zangada…o Diário da República de anteontem dita as novas regras de acesso aos museus…bilhetes significativamente aumentados…as crianças agora já só são crianças até aos doze anos (antes eram até aos catorze), e pagam como adultos a partir daí…as pessoas portadoras de deficiência com direito a redução, passam a pessoas de mobilidade reduzida, com isenção...eliminando assim uma enorme faixa de cidadãos normalmente utilizadores dos museus  e para os quais a acessibilidade não pode ficar-se por rampas nas entradas…Apenas o primeiro domingo de cada mês, passa agora a ser gratuito, antes eram todas as manhãs  de domingos e feriados…Sim eu sei que muitas agências de viagens se aproveitavam disso embolsando dos turistas quantias que não tinham de pagar…mas a solução não podia ser esta…Que vão no primeiro domingo se quiserem ir, dirão muitos…e eu até concordaria…mas estamos longe de ter uma população focada ou esclarecida sobre o que os museus, a cultura, podem acrescentar à sua vida…e para o conseguir precisamos  de espaço…algum espaço para respirar e criar as devidas conexões…Conexões foi aliás o tema central do passado dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus…Infelizmente parece-me que este governo a única conexão que consegue fazer neste âmbito é com os míseros “tostões”, que arrecadará com tais medidas!!!
Perdoem o azedume que nem a Mafaldinha consegue aligeirar…!!!


Bom dia e bem hajam meus queridos amigos…volto logo…agora vou ali dar uns gritos de revolta!!!


terça-feira, 20 de maio de 2014

Be you!!!! Just you!


Nem sempre é fácil, nem sempre apetece, mas é sempre o maior e mais aliciante desafio!!! E ganhá-lo, acreditem...vale a pena!!! Acho que uma das grandes aprendizagens da vida passa por aí mesmo!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



domingo, 18 de maio de 2014

Coração!


Coração na ponta do dedo, ganha vida em cada mão, escreve doce mil segredos, mil carinhos, emoção!!!
Na ponta do meu dedo tenho...magia, amor e ilusão, todos eles bem escondidos na forma do coração!!!
Meu coração tem mil sonhos, mil promessas...sorrisos de saudação..passam agora na escrita para um novo coração!!!  

A participar na Semana Colorida da Anne Lieri, espreite aqui e participe também!

Bem hajam queridos amigos!



sábado, 17 de maio de 2014

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Beijinhos de boa noite!!!


Eu gosto e vocês??? Uma boa noite de descanso, maravilhosos sonhos e doce acordar!!!Até amanhã e bem hajam queridos amigos!!!!!




Conexões!!!!


Apostada em não vos deixar esquecer este ano o dia internacional dos museus, 18 de Maio, e a aproveitar todas as suas propostas país fora...e fora do país :))!
Basta informarem-se das propostas de cada museu da vossa área, acertar horários e fazer um programa de excelência, inteiramente gratuito já este fim de semana. O tema este ano é aliciante, Coleções geram conexões e na verdade as comemorações começam logo dia 17 com a Noite dos Museus!!!

Boas escolhas, bom dia e bem hajam!!!


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Family? Remember!!!




Sem poder deixar passar em branco o dia da família que para mim é todos os dias a base do meu ser e da minha vida!!!
Família é quem partilha, se ama e se cuida...a não esquecer!!!

Boa tarde e bem hajam amigos queridos!





Cansada!!!!


Bem...cansada é dizer pouco...estou extenuada...de rastos...atolada de trabalho até aos cabelos e para além deles...e o pior é que a situação não vai melhorar até domingo à noite...quem diz que trabalhar na cultura (como tantas vezes tenho ouvido) é "pêra doce", na verdade não sabe do que fala...e quem diz que funcionários públicos não fazem nada, na verdade também não!!! Bem dispostinha eu hoje hem???? Obrigada por terem notado a minha falta ontem e pelos muitos mails preocupados que encheram a minha caixa de entrada, aqueceram-me o coração!

Para todos o meu bom dia queridos amigos...e agora vou ali esfregar os olhos do sono e beber um café bem forte...sim já bebi de manhã...é outro mesmo...!!!
Bem hajam!

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dia dos Museus, posso sugerir???


Dia 17 de Maio, Noite dos Museus e dia 18 de Maio Dia  internacional dos Museus, são excelentes oportunidades de visitar os museus gratuitamente, usufruir de programas especiais e conhecer esses espaços de cultura "fora de horas" com originais propostas de atividades para todas as idades. Não deixem de aproveitar...este ano calha ao fim de semana e bem gerido, dá para programar a visita a vários museus ao longo dos períodos visados em cada dia!
O melhor será mesmo consultar o programa da DGPC, onde constam as programações do evento para todo o país e fazer as suas escolhas.
Se está na área de Lisboa atrevo-me a sugerir que inclua no seu programa uma visitinha ao Museu Nacional do Traje!!!!

 Bem hajam queridos amigos


Bom diaaaaaa!



Nada como um dia atrás do outro para repor forças e recuperar esperanças!!!! Para todos o mais fantástico dia!!!! O meu começou como sempre com um café!!! Aceitam um?

Bem hajam e até logo!!!



No Alerta Planeta Azul,  a P. tem nova colaboração Cosméticos: vivendo com o inimigo? Um  pulinho até lá???



segunda-feira, 12 de maio de 2014

Esperança em espera!!!


Hoje demos a mão à esperança e preparámo-nos para o que viria...afinal...respostas esperadas há já cinco meses, num caso, e bem mais do que isso, noutro...Estávamos calmos na ansiedade dominada que já tão bem conhecemos...Faltava apenas sair...Por pouco não atendia o número desconhecido no meu telefone...mas acabei por o fazer a intuição a comandar a mão. Do lado de lá informaram-me simplesmente...como se de coisa simples se tratasse, que tudo o que iríamos fazer hoje estava adiado...para quando? Pois não sei, não sabem, logo dirão..Porquê? Pois não sei, não sabem bem...nunca explicarão! As coisas acabarão por acontecer eu sei...haveremos de saber o que houver de ser...mas hoje a esperança foi adiada e a espera reiniciada com um saborzinho amargo a desilusão e o peso de uma resignação obrigada que nos entristece e revolta...a força que levávamos para a possibilidade de termos de enfrentar novas batalhas a esvair-se lentamente...a alegria que guardávamos secretamente no coração para as boas novas que almejávamos...agora perdida sem sentido...até mais ver...!

Manuel Forjaz um homem especial na vida e na morte sabia do que falava...e todos os que passam pelo IPO, percebem as suas palavras e o por detrás delas...reconhecem tudo o que relata e aspiram a tudo o que propõe...hoje fica-me a vontade de partilhar por aqui a carta que muitos já leram mas que para muitos felizmente tem apenas parte do sentido, já que a outra só é legível para quem vive a experiência.

"Exmo. Sr. Presidente do IPO,
Mui Ilustre Ministro da Saúde
Mui Ilustre Secretário de Estado da Saúde,
1 - Os doentes com cancro. não são mortos com cancro. estão vivos; uns duram uns dias, outros meses, outros anos, outros para sempre;
2 - Estarem vivos, significa poderem viver e experimentarem coisas maravilhosas, significa que a luta continua; significa também sempre alguma fragilidade e sensibilidade psicológica e emocional;
3 - No tratamento passamos muitas horas no IPO, em consultas, análises, testes, operações, quimios e pela simples circulação a pé pelas instalações não conseguimos tapar os olhos ao sofrimento dos outros; pessoas com tubos aqui e acolá, carecas, acinzentadas, borbulhosas, a gemerem, em urros, etc etc.; e isto afecta-nos, retira-nos esperança, agrilhoa-nos ao nosso próprio sofrimento, faz-nos esquecer de viver;
4 - Ora há pequenas coisinhas que poderiam ser feitas para melhorarem a vida de todos os que lá andamos, em particular nas salas de espera;
5 - Proponho que contratem a Partners (MSTF) p.e., Pro-Bono, para vos desenhar e produzir uns cartazes - a espalhar por todo o IPO – com as coisas/regras de que podem e devem as pessoas falarem quando dividem espaços muito pequenos com outros doentes:
O que devem contar, promover essas peças:
Das histórias de sucesso, de pessoas que venceram ou vivem com a doença;
Das coisas boas que continuam a fazer dia a dia;
De que estar em tratamento significa que a luta continua;
Que hoje a medicina avançou muito e permite muitas vezes uma vida longa com a doença em quase completo conforto;
Que todas as doenças são diferentes e portanto não se extrapolem conclusões, gritando-as no meio dos corredores, pré-crucificando quem por lá passeia;
E das coisas de que absolutamente não devem falar:
Que a Joana tem 3 meses de vida; (até porque normalmente não é verdade, acho que a maioria das pessoas não quer imaginações e conjecturas sobre o tempo que lhe sobra)
Que o seu marido tem um tubo a sair de um rim;
Que o Pedro, teu primo sofre dores horríveis que já não têm analgésicos;
Que a Susana tem um saquinho;
Que a Tia Sofia de Aljustrel tem metástases e já não nada a fazer (o que em princípio também não é verdade, luta-se sempre até ao fim)
Se além disso fizerem uns flyers, conseguirem meter nos televisores uns filmes do Charlot em vez do Relvas e Cia, aromatizarem o espaço purificando-o daquele intenso cheiro a hospital e enfermaria, meterem uma música de fundo entre a New Wave e Jason Mraz, seria perfeito.
Quem precisar muito muito de falar sobre estes temas encontra óptimos psicólogos e psiquiatras no hospital que adoram ouvir estas coisas.....
Há coisas tão simples!
Quem combate, agradece,
Manuel Forjaz"

Sim há coisas tão simples...e outras mais complicadas para quem frequenta o IPO em luta, fiquei a pensar hoje naquelas pessoas que vindas de longe para as consultas foram como nós avisadas em cima da hora, apanhadas quem sabe a meio caminho...ou já desde ontem em Lisboa para não perderem a hora, com que esforço e com que custos...fiquei a pensar no que tem mudado desde que o IPO se transformou em algo de familiar para nós...é um menos crescente em quase tudo...eficiência...recursos humanos...recursos materiais...pessoas nas salas de espera de exames e consultas...muitos já não têm meios para aí chegar...tudo isto num país cujo Estado esquece que «os doentes com cancro não são mortos com cancro.estão vivos...». 

Bem hajam queridos amigos e obrigada!



Só nós...!!!


Hoje somos só nós e a esperança...de mãos dadas enfrentando o porvir!!!


Se puderem dar uma palavrinha a Deus por nós...hoje é o dia!!!

Bem hajam queridos amigos!



domingo, 11 de maio de 2014

Ternura!!



Uma história de infinita ternura...rumo a um mundo melhor!!!

A participar na Semana colorida da Anne Lieri, espreite aqui e participe também!



Bom dia e bem hajam queridos amigos!




Mãe!!


Mãe, mão que guia, incondicional, eterno amor!!!

A participar no Vamos brincar com a Chica! Espreite aqui e participe também!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!




sábado, 10 de maio de 2014

De olhos nos olhos :) !!!


Este fim de semana é daqueles imparáveis com tudo a acontecer...mas porque sou teimosa parei na mesma por aqui...uns momentos só...para respirar fundo...ganhar fôlego e...olhos nos olhos :), vos desejar a todos um magnífico fim de semana!!!

Bem hajam queridos amigos!!!



sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cuidadores e cuidados...!!


  A vida da minha mãe e a nossa mudou completamente desde o ano passado quando ela teve um AVC, a partir daí e depois da prolongada estadia no hospital, foi preciso planear como seria o futuro, já que este afinal não nos tinha sido negado, e por à prova a nossa capacidade de cuidadores, função que sempre esperamos desempenhar um dia…querendo que esse dia nunca verdadeiramente chegue. Para mim na família não há um cuidador…cada um dos elementos afetivamente próximos do cuidado ganha esse estatuto, do mais novo ao mais velho…e quanto mais envolvidos todos estiverem maior e mais eficaz o resultado na recuperação pretendida, quer física quer mental, sendo que a última muitas vezes determina a primeira…Depois e como toda a família está presa nos emaranhados do dia a dia e das suas próprias vidas…os mais novos na escola, os mais velhos no trabalho e os ainda mais velhos a precisar também de apoio…a coisa complica-se e o problema torna-se evidente….Sem que nenhum dos anteriores referidos abdique ou negligencie o seu papel, será necessário encontrar alguém que substitua a anterior autonomia da pessoa visada, por uma recuperação vagarosa mas certa e acompanhada em segurança…No nosso caso os meus pais viviam sozinhos e passaram a ter com eles alguém 24h por dia, sete dias por semana…para além da fisioterapeuta nos primeiros meses, 4 dias por semana…Podia, mas nem quero falar por aqui hoje no embate financeiro de tal programa…podia…mas não…! Digo apenas que só é possível por todos colaborarem na medida do que é preciso e cada um pode. Muitos meses já passados sobre o momento primeiro…em que tivemos de começar a busca da pessoa certa…ou melhor das pessoas certas…porque quem fica durante a semana não fica ao fim de semana…posso dizer que já passei por várias fases …todas elas difíceis…mas sempre ajudada pelo melhor irmão do mundo…Pela casa da minha mãe passaram já várias pessoas, de várias origens, vários sotaques, várias maneiras de ser…mais bruscas, mais meigas, mais meigas ainda, mais cuidadosas, mais atentas, mais divertidas…Já nos deliciámos ao som de cantos africanos embalados em dengosas danças…ouvimos preleções sobre outras Igrejas…nos emocionámos por momentos ao ver a cumplicidade conseguida por algumas com a minha mãe…já nos rimos a bom rir das suas piadas, torcemos o nariz aos seus cozinhados ou nos deliciámos com eles…abrimos a boca de espanto perante algumas situações caricatas e sustivemos as lágrimas ao ver o nervosismo e insegurança da minha mãe à sua partida…Porque numa coisa por mais diferentes que sejam se assemelham…as suas vidas andam de viagem…pousam aqui uns tempos…ali outros...nuns casos…procurando sempre o melhor, labutando muitas vezes não por elas mas pelos filhos e netos que querem ver a singrar na vida!!! Até que a saudade aperta…não conseguem mais e voltam para onde moram as suas recordações e muitas vezes a restante família …!Aprendi nestes meses a compreender estas pessoas, desconhecidas num momento e íntimas no próximo, por via da necessidade…a apreciar cada uma por si, sem comparações…a reconhecer-lhes o enorme valor, não só pelo que fizeram pela minha mãe nas diversas etapas da sua recuperação, mas também pela forma como levam as suas vidas, pelas suas opções…que por vezes na minha cabeça não fazem sentido (senão depois de parar e me transpor para o seu lugar), a agradecer o pouco ou muito que fizerem… porque ser cuidador não é fácil…! Hoje, precisamente hoje... despedimo-nos uma vez mais…desta vez daquela que terá sido provavelmente a pessoa cuja personalidade mais se aproximava da minha mãe e que tinha conquistado muito facilmente também o meu pai…o que convenhamos não é tarefa fácil…Ontem na passagem de testemunho, comovi-me por ver a minha mãe de chinelos dourados nos pés…prenda de quem parte…e ri-me ao perceber que quem chega adora futebol como o meu pai…mas torce pelo clube errado quanto a ele…tem uma neta no segundo ano de medicina…um filho a precisar de ajuda desempregado, outros netos a estudar…e não hesita…troca a sua vida pela deles, deixando a sua casa e indo viver noutra desconhecida para poder pagar as asas que pretende dar a todos…aquelas que não lhe foram dadas…Tem outro nome, outro rosto, outra personalidade…mas reconheço-a como se parte dela já tivesse por ali passado…!!!
A todos os que têm sido companheiros de viagem nesta especial e difícil  tarefa de cuidar e têm feito a diferença na vida da nossa família o meu obrigada!

E para vocês queridos amigos com paciência para ler estes “ testamentos” que para aqui escrevo, um bom final de dia e o meu bem haja!!!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sai um pedidinho para o blogue do fundo....!!!!!


Queridos amigos, sabem que normalmente não sou de pedidos...nunca pedi que adicionassem A Próxima Curva ou mesmo o Alerta Planeta Azul, ou que curtissem qualquer tipo de página no Face...Hoje e porque o trabalho que aos poucos vimos desenvolvendo no Alerta, ainda não visível aos olhos dos queridos amigos que por lá já andam, me tem mostrado que este é um tema que não posso deixar cair...estou aqui para vos fazer um pedido! Já por aqui disse num desafio, que a minha vida profissional tem sido dedicada a por o passado ao serviço do presente e do futuro, e que se tivesse outra vida para viver a dedicaria a garantir que a Terra e as gerações vindouras têm realmente futuro... Um blogue familiar e simples como o Alerta fez-me perceber que posso fazê-lo, aqui e agora em pequenos ou grandes gestos, como qualquer um de vocês...! Que é um tema que permite todo o tipo de intervenções e necessita de todo o tipo de ajuda...por mais simples que seja...! Assim, embora a minha aventura no Face seja recente, e prefira de longe a blogosfera, atrevi-me a criar lá uma página, ligada ao meu perfil real (este assunto merece-o), de divulgação da mensagem do blogue que tenho com os filhotes...Passar a mensagem e multiplicar os gestos na preservação do planeta é missão de todos, é o nosso lema e hoje estou de fato aqui para pedir, depois de verificar o alcance da página nos apenas sete dias em que tem estado aberta, que vão até lá e a curtam, passando assim também vocês a mensagem...e ficando abertos a ir passando o que por lá se for falando...quando quiserem e acharem...Já por lá tenho alguns de vós, que foram chegando de outras maneiras...gostaria de lá contar com todos os que por aqui passam!!!

Basta entrar no link abaixo e curtir a página!!!

                                               https://www.facebook.com/alertaplanetazul 

Obrigada aos que lá forem e aos que não indo tiveram a paciência de ler este post até ao fim!!!

A todos o meu bem haja!!!



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ora então...Maio querido!!!


Ora então maio querido…! Sabias que teríamos esta conversinha…inevitável, esperada…quase dolorosa…amenizada pelas tuas suaves brisas que entram pela janela despenteando-me  e distraindo-me (assim não vale), pelo canto sedutor de misteriosos pássaros que não vejo mas pressinto, saltitando felizes nas copas das arvores que daqui avisto (não vale outra vez!!!), pelos odores inebriantes tão teus, que me chegam do parque…( és capaz de parar???)...mas não…não vais escapar à conversa! Fecho a janela por um momento e pronto…agora só tu e eu frente a frente, sem artifícios, sem manhas, lembrados do que fomos juntos...triste eu e espero que arrependido tu!!!! Não vou dizer que nunca fui feliz contigo…mentiria…já levo de ti tantos anos…tantas primaveras sem história, passadas no correr da vida, que não tenho dúvidas que por certo até fui já muito feliz ao teu lado, e não preciso de me lembrar dos pormenores para o saber…!  Mas perdoa se na memória se avivam sobretudo dois dos piores momentos da minha vida…em maio….pois então…contigo…e não houve nessa altura brisa ou sedutor canto que me aliviasse a dor do momento…Há alguns anos pois que quase temo o teu começo…por temer também o teu fim…! Este é um ano especial, a correr depois de um outro muito difícil…tu sabes!!! Janeiro poderia ter sido o pior de todos os meses do ano…mas não…chegou surpreendeu com alegria e partiu…passando para a frente aquilo que o poderia ter estragado…e a quem calhou o brinde…a quem calhou???…Pois…a ti…! Talvez por isso entrastes devagar este ano nos meus dias…na esperança de que nem te percebesse passar e confesso que quase não dei por ti…queria falar-te logo e olha para mim…uma semana passada e nada dito…nada acertado…nada afirmado por mim e ouvido por ti!!! Sim dito por mim…porque apenas vim para te dizer que seja o que for que me reserves na próxima semana, estarei à tua espera de sorriso nos lábios, flor no cabelo e pés firmes assentes no chão que terei de percorrer, caso mais uma vez vires o meu mundo de pernas para o ar…Estarei à tua espera nesse dia adiado de janeiro com a felicidade a correr-me nas veias e a esperança cativa na alma…e não deixarei que estragues isso…E se desta vez vieres por bem…sem vergonha te abraçarei e me redimirei para sempre, perdoando-te o passado e o porvir…No fundo quero que sejamos amigos, como outrora por certo fomos e não me lembro…quero voltar a lembrar-me de ti assim…!!!!


Bem hajam queridos amigos!!!


terça-feira, 6 de maio de 2014

Uma pequena, enorme vitória!!!


No domingo, vivemos uma pequena…enorme vitória em família…era dia da mãe e este acredito que ficará nas nossas memórias para sempre, na minha passou mesmo para o topo, ultrapassando até a primeira vez em que o dia da mãe também foi destinado a mim…A 17 de Maio de 2013, a minha mãe, com 81 anos, teve um AVC muito grave e a 18, um derrame que a atirou para os cuidados intensivos em condições mínimas de sobrevivência…Seguiram-se meses de hospital com o sofrimento como companheiro e a esperança, teimosa, como aliada, meses de recuperação em casa…A vida da minha mãe e a nossa mudou para sempre…! A minha mãe e o meu pai eram até aí autónomos e viviam na sua casa sozinhos…sendo ainda uma grande ajuda para filhos e netos…agora têm em casa quem fique com eles dia e noite para ajudar no que for preciso…não foi fácil sobreviver…e não foi fácil aceitar a mudança….mas em Setembro passado a minha mãe, dando prova da sua força de vida, fazia 82 anos já numa fase de recuperação avançada…espantosamente, sequelas do que lhe tinha acontecido, nessa altura, já praticamente só o andar, que por sua vez afetava muito o ânimo por impedir a desejada autonomia em coisas básicas e também por a isolar em casa, já que as saídas eram muito difíceis…Antes do AVC…a minha mãe, embora já com grandes dificuldades em andar, devido a problemas nas articulações, saia todas as manhãs, com ou sem companhia,  para ir tomar o seu cafezinho…se não saísse já o dia não lhe corria bem…era esse bocadinho na rua que lhe dava ânimo para o dia e uma das coisas que mais lhe faltou depois…! No entanto, com uns dias melhores, outros piores a recuperação foi avançando…surpreendendo os médicos e a fisioterapeuta que a acompanhava durante a semana e que tinha o poder de a fazer rir e animar como ninguém…obrigada S., valeu!!! No passado domingo, dia 4 de Maio de 2014, a minha mãe, mais magra do que antes e até mais bonita por isso, entrou por seu pé de braço dado com o meu irmão mais novo…provavelmente o melhor filho e irmão do mundo, no Centro comercial onde tínhamos como hábito reunirmo-nos todos para almoçar aos domingos!!! A P. saltava de contente…«Repôs-se o ritual…conseguimos conseguimos!!!»…E de repente já sentada no lugar do costume (onde não ia há tantos meses), como se nada se tivesse passado, apercebi-me que eramos agora de novo, uns tantos, entre muitos, nas mesas daquele Centro…uma história de vida…cruzando-se como tantas outras num dia de domingo…que por caso era dia da mãe…da minha mãe!!!! 
Boa tarde e bem hajam queridos amigos!




Bom dia, bom dia, bom dia!!!!


Que seja para todos um ótimo dia e que a felicidade vá ao vosso encontro em cada curva do caminho!!!!
Passei depressinha...mas volto logo!!!
Bem hajam!!!




domingo, 4 de maio de 2014

Coisas que giram e rodam!!!





Gira que gira, roda que roda...mais uma voltinha...mais uma paragem...vamos lá senhores a seguir viagem!!!
Carrossel da vida e carrossel da feira rodam e giram da mesma maneira...vamos lá senhores dar a volta inteira!!!
Não pode subir...nem descer agora, está em movimento...vamos lá embora!!!! 
O carrossel tem mil cores...é da cor da ilusão...gira a roda...roda gira...leva e traz o coração!!! 

E agora meus senhores o Carrossel vai parar ...olhai que já começa...a andar mais devagar...cuidai que estejais todos, bem sentados no lugar!

A participar na Semana colorida da Anne Lieri . Espreite aqui e participe também!

Bem hajam queridos amigos!






Feliz dia da mãe!!!!!



E para todas as mães do mundo deixo uma flor e o desejo de que passem um dia muito, muito feliz!!!!!!!
Bem hajam pela coragem e incondicional amor!!!!



sábado, 3 de maio de 2014

Fogão!!!


Nas voltas do fogão é preciso coração!!!  

 Antecipando, por amanhã ser o dia da mãe, a minha  participação no Vamos brincar com a Chica, espreite aqui e participe também!

 Bem hajam queridos amigos!

Já que está por aqui não deixe de dar um pulinho ao Alerta Planeta Azul, ver a contribuição da P., dar uma forcinha por lá...e ganhar 8 minutos do dia a favor do planeta!!! Por vezes temos mesmo de parar e pensar, o que são 8 minutos na nossa vida???
Obrigada amigos!


Vai um cafézinho??? Bom dia!!!!


Hoje passo apressada para vos desejar um fim de semana muito feliz...tenho pela frente um dia muito preenchido e agitado... Mas ainda tenho tempo para vos oferecer  um cafézinho e para o saborear convosco!!!
Quem me acompanha???

Bem hajam e até logo queridos amigos!!!!



Já que está por aqui não deixe de dar um pulinho ao Alerta Planeta Azul, ver a contribuição da P., dar uma forcinha por lá...e ganhar 8 minutos do dia a favor do planeta!!! 
Obrigada amigos!



sexta-feira, 2 de maio de 2014

De boleia no sonho!!!!


E hoje apanhe boleia do mais belo sonho e ouse sonhá-lo ao limite...boa noite e sonhos felizes queridos amigos!!!
Bem hajam!!!



Bom dias às cores!!!!


Confesso que já ando confundida com tanto feriado e recomeço de trabalho...e não é que hoje é sexta:)))???? Vamos lá então a sair, energéticos e desejosos de colorir o nosso dia com as mais belas cores!!!Afinal o fim de semana está de novo à porta:))!

Bem hajam queridos amigos e para todos,
 um dia colorido e muito feliz!!!



Já que está por aqui não deixe de dar um pulinho ao Alerta Planeta Azul, ver a contribuição da P., dar uma forcinha por lá e ganhar 8 minutos do nosso dia a favor do planeta!!! 
Obrigada amigos!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º de Maio...um povo unido...jamais será vencido!

E ainda de coração quente e certezas de esperança na alma, o povo invadia as ruas, reivindicava a sua posse e o seu uso...gritava em uníssono os quereres por direito exigidos...invadia as ruas vindo mesmo dos lugares mais esquecidos, fazendo ouvir a sua voz! O povo unido, jamais será vencido...o povo unido jamais será vencido...o povo unido jamais será vencido...as palavras de ordem ecoam ainda por certo na memória de todos os que as gritaram naqueles primeiros tempos...!!!
Impressiona-me e entristece-me a forma como muitas delas voltaram agora a fazer tanto sentido, a ser tão necessárias na garganta e voz de um povo...de novo o nosso!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...